Buscar
  • Karine Fernandes

A imagem é um texto sem palavras?

Para iniciar esse post proponho uma reflexão sobre o texto propriamente dito.

Todo texto precisa de um leitor capaz de dar voz ao conteúdo que se pretende disseminar através de palavras. O leitor em sua plenitude absorve a mensagem que o texto deseja passar e o transforma em informação, tanto para si, quanto para os outros, adicionando suas opiniões e vivências no ato de interpretá-lo.

A imagem simples e pura, nos conta uma história que absorvemos de acordo com nossos filtros, ou seja, de acordo com as informações que recebemos ao longo da nossa vida sobre o que é belo, o que é assustador, o que é bom, e etc.


Assim, por que a imagem é um texto sem palavras?

Porque ela se justifica por si só, sem palavras, dando ao outro o poder de ser interpretada de acordo com seus filtros pessoais.

Neste sentido, se a imagem é um texto sem palavras, é de grande importância entendermos que, como tal, precisa ser clara para que não haja ruídos de entendimento e que se possa construir uma narrativa capaz de comunicar uma mensagem verdadeira e adequada ao ambiente ao qual você está inserido.

Se todo texto é passível de interpretação e se toda imagem é um texto sem palavras, qual mensagem você deseja transmitir através da sua imagem?

(Imagem: @pinterest)






7 visualizações

KaFernandesconsult

21993410945

©2019 por KaFernandes Consultoria De Imagem. Orgulhosamente criado com Wix.com